Finanças

Contas a pagar: como organizar o setor da forma correta

Por Cashforce • 1 de março de 2021

Ter uma boa gestão financeira não é apenas pensar nos lucros da empresa, mas também se preocupar com o setor de contas a pagar. Tão importante quanto saber o valor que a empresa vai receber é entender todas as suas despesas.

Independentemente de quais despesas, é preciso que a empresa se mantenha em dia com os órgãos públicos, parceiros e fornecedores. Essas são as obrigações de uma organização e precisam de grande atenção.

Para que fique mais claro, a Cashforce trouxe um conteúdo que explica a sua importância como um dos braços do setor financeiro. Entenda de maneira correta como organizar o setor de contas a pagar da sua empresa, garantindo o sucesso em todos os momentos.

O que é o setor de contas a pagar?

O controle das contas deve ser uma tarefa rotineira da empresa, já que envolve uma quantidade considerável de dinheiro.

Além disso, caso não seja bem organizado e o valor das contas acabem excedendo o do caixa, isso pode levar a empresa ao prejuízo ou até mesmo a problemas com a justiça por falta de pagamento.

Por meio da organização das dívidas da empresa, é possível priorizar os pagamentos mais importantes. Com essa priorização, fica mais fácil cortar alguns gastos, caso seja necessário.

Nesse setor é possível reunir todas as informações referentes a pagamentos que a empresa deve fazer, evitando cobrança de juros e multas. De fato, isso faz com que o fluxo de caixa e estrutura de gestão financeira da empresa seja mais completo.

Além disso, a gestão do setor de contas a pagar tem suma importância dentro da empresa. Abaixo, listamos alguns pontos que podem exemplificar melhor a funcionalidade do setor.

Conhecimento maior sobre o seu negócio

Só é possível entender-se como verdadeiro dono de um negócio quando se entende o funcionamento dele por completo. Isso envolve uma boa gestão financeira.

Portanto, por meio da organização do setor de contas a pagar, passa-se a entender para onde o dinheiro está indo. Além de separar melhor as prioridades de pagamento, para manter o bom funcionamento da empresa.

Mesmo que o dono não esteja diretamente envolvido nos processos de organização, é importante consultar mensalmente esse relatório.

Estar sempre antenado com a situação da sua organização é o ponto principal para o sucesso.

Contas a pagar: como organizar o setor da forma certa

O setor de contas a pagar ajuda a otimizar o tempo

Caso as contas da empresa estejam sempre ordenadas, o setor passa a funcionar de maneira um pouco mais automática, ou seja, passa a economizar uma quantidade de tempo significativa. Isso porque o setor se mantém sempre organizado, possibilitando que esse tempo seja usado em outros processos.

Com esse tipo de organização, tudo passa a ser ordenado por valor e data e, com o auxílio da tecnologia, os pagamentos podem ser feitos online. Ou seja, assim, a empresa perde menos tempo indo até o banco para efetuar os pagamentos.

Otimizar os processos mecânicos para investir o tempo que sobra em outras estratégias é o melhor caminho a seguir. Com isso, o crescimento da empresa é inevitável.

Oportunidades de economia para a empresa

Como citamos acima, o setor de contas a pagar ajuda a entender e ter mais controle sobre o que acontece dentro da organização. Dessa forma, fica mais fácil apontar os gastos desnecessários.

Todo empreendimento está em constante transformação, assim como o mercado em que está inserido. Por isso, é essencial que o empreendimento se adapte para se manter em evolução de forma engenhosa.

Controle maior sobre o fluxo de caixa

Controlar o fluxo de caixa da empresa é um dos desafios que o empreendedor ou gestor financeiro enfrenta ao longo do caminho. Ou seja, obter um controle para manter as contas em dia pode parecer um problema, mas não é.

Saber o que entra e sai da sua empresa e ter o controle absoluto do fluxo de caixa faz com que o setor de contas a pagar flua naturalmente. Com essa visão, é possível conferir todos os recursos gerados pelas atividades da empresa.

A importância de manter o controle do fluxo de caixa é justamente para organizar esses recursos e efetuar o pagamento aos fornecedores, funcionários, despesas, investimentos e outros.

Ferramentas que auxiliam na organização do setor de contas a pagar

Existem diversas ferramentas que podem ser usadas no controle do setor de contas a pagar e a mais conhecida é o Excel. De fato, essa é uma das ferramentas mais usadas no financeiro, ajudando a organizar em planilhas todo o setor.

Outra forma de manter a organização com auxílio da tecnologia é adotando um sistema automatizado de ERP: um software de gestão online onde é possível ter controle completo sobre as contas da empresa.

Essas operações mais automatizadas podem trazer bastante economia de tempo para a empresa, eficiência e praticidade.

Além dos inúmeros recursos que o ERP pode trazer para ajudar no setor, eles possuem uma funcionalidade específica. É possível gerenciar todo o fluxo de caixa, histórico de movimentações, visualizar em gráficos e muito mais.

Contas a pagar: como organizar o setor da forma certa

De fato, adotar um sistema de ERP para a sua empresa pode ser uma ótima alternativa para automatizar o setor. Manter o controle das contas a pagar é fazer com que a empresa tenha sucesso por um longo tempo.

Ter um bom controle do setor de contas a pagar, a princípio, não é uma tarefa fácil mas, seguindo os caminhos certos, é possível conseguir. A Cashforce ajuda também nesse quesito, através dos nossos conteúdos.

Além disso, a antecipação de recebíveis pode servir como uma ótima opção para não deixar o setor de contas a pagar sem dinheiro.

Com isso, é possível manter um bom fluxo de caixa da empresa, utilizando a antecipação como uma saída mais adequada.

Para saber mais sobre como funciona a antecipação ou acompanhar conteúdos relacionados ao mercado financeiro, acesse o nosso blog.

Clique aqui e saiba como a Cashforce pode ser um grande parceiro para o crescimento do seu negócio.


assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades do Supply Chain Finance

Posts relacionados

Transforme seu negócio hoje!

Fale conosco sobre como podemos ajudá-lo a dar um passo a frente do seu mercado através do Supply Chain Finance.

*Obrigatório.

Agradecemos seu contato

Agradecemos seu contato.

Em breve retornaremos por e-mail.