O Supply Chain Finance é uma forma de atuação que alinha o financiamento com o gerenciamento na cadeia de suprimentos.
Essa prática, já comum em outros países, também tem sido difundida no Brasil.
Para o comprador, as Supply Chain Finances oferecem a ele a oportunidade de ter o controle financeiro de todo o ecossistema do fornecedor, por exemplo.
Contar com processos em sistemas e menores custos, além de monetizar a cadeia de suprimentos.
Valorizando a segurança e os ganhos para todos os envolvidos, em uma relação de ganha-ganha.
O sistema de financiamento da cadeia de suprimentos também é benéfico para as pequenas e médias empresas.
Essas companhias já somam 70% dos empreendimentos no Brasil, ou seja, cerca de 13,5 milhões de empresas, de acordo com a consultoria Empresômetro.
Para um grupo que cresce mais a cada dia que passa, facilidade, transparência e segurança nas negociações são critérios essenciais para o dia a dia da empresa.
Confira algumas das principais vantagens do sistema de financiamento da cadeia de suprimentos para as PMEs:
Com o sistema de financiamento oferecido pelas Supply Chain Finances, os compradores podem negociar condições de pagamentos.
Elas podem ser mais longas ou com maiores descontos com seus fornecedores, que recebem o pagamento no valor presente.
O comprador tem mais facilidade no pagamento, com prazos mais adequados ao seu fluxo de caixa. Enquanto o fornecedor recebe o valor no momento da venda.
De fato, isso permite que a empresa gerencie sua necessidade de capital de giro e crie uma relação financeira mais segura.
Essa relação proporciona um fornecimento estável e com mais qualidade de serviço para este comprador.
Aumentando os prazos de pagamentos aos fornecedores, a empresa trabalha seu fluxo de caixa com mais facilidade.
Assim como também realiza uma melhor gestão do seu capital de giro, podendo ainda financiar a cadeia de suprimentos com seus próprios recursos. Sem precisar recorrer a empréstimos e financiamentos.
Com as Supply Chain Finances, o comprador pode se organizar e antecipar os recebíveis.
Isso reduz o nível de endividamento de sua empresa e oferecendo mais vantagens para o fornecedor, como descontos em compras realizadas à vista.
Assim, ambos os lados podem realizar um planejamento financeiro mais consistente e preciso, reduzindo custos operacionais no longo prazo, criando relações sustentáveis de ganha-ganha.
Outra vantagem é a redução do risco de fraudes, já que há a confirmação por parte do comprador de que o título é seguro.
A mercadoria ou serviço foi entregue em conformidade, sem contestações, deixando para o financiador apenas o risco de crédito da compradora.
Com o financiamento da cadeia de suprimentos, o comprador passa a ter entregas mais regulares por parte dos fornecedores.
Além disso, mais facilidade na gestão do seu estoque, reduzindo custos e investimentos neste setor. Mas ainda assim oferece ao seu cliente o produto ou serviço necessário.
Ao utilizar os serviços de uma Supply Chain Finance, o comprador tem um estoque mais enxuto. Pois não recebe imediatamente todos os itens comprados e permanece com um crédito com seu fornecedor.
Em geral, o financiamento da cadeia de suprimentos ajuda a melhorar o desempenho de uma empresa e possibilita um crescimento mais planejado e forte, com uso estratégico do capital e a redução do endividamento.
Para os compradores, é um método válido para garantir prazos de pagamentos mais longos, e com mais facilidades.
De fato, isso melhora seu fluxo de caixa, o relacionamento com fornecedores e garantindo um planejamento financeiro mais concreto.