Finanças

Bancos e Fintechs: entenda as suas diferenças

Por Cashforce • 8 de março de 2021

A tecnologia tem mudado a cada dia no quesito de trazer mais agilidade para a vida das pessoas. No mercado financeiro não é diferente. Com a criação das fintechs, os bancos se sentiram cada vez mais acuados e pressionados com as mudanças tecnológicas.

Existe um abismo entre os bancos e fintechs. A agilidade é um dos pontos fortes que fizeram essa nova modalidade se destacar no mercado, se tornando uma grande ameaça aos bancos tradicionais.

Pensando nisso, a Cashforce trouxe um conteúdo completo explicando a diferença entre bancos e fintechs, explorando de maneira clara e objetiva como ambas funcionam e quais as suas vantagens. Confira!

O que são fintechs? Partindo do início, vamos explicar como elas funcionam

Grande parte das pessoas ainda têm dúvidas em relação ao que são as fintechs. Portanto, para que fique mais claro a diferença entre elas e os bancos, vamos explicar melhor como elas funcionam.

Fintechs são startups, negócios emergentes que surgem para revolucionar um modelo de negócio.

Elas têm como princípio a otimização e desburocratização dos serviços relacionados ao mercado financeiro. Além disso, muitas simplificam o acesso a crédito para empresas de pequeno porte.

O termo fintech surgiu da junção de duas palavras em inglês: “financial” e “technology”. Isso representa bastante a função desse negócio, utilizando ferramentas tecnológicas para desenvolver soluções financeiras e reinventar os serviços.

De fato, soluções financeiras tradicionais como antecipação de recebíveis, empréstimos bancários, financiamento de fornecedores, fomento mercantil, entre outras, podem prejudicar o fluxo de caixa de uma empresa por conta de toda a burocracia.

O objetivo maior das fintechs é fazer com que essa burocracia seja cortada quase por completo.

Mostrando que finanças e tecnologia podem andar juntas para proporcionar uma ótima experiência para o cliente.

As fintechs geralmente apresentam custos de operação menores e entregam um serviço mais especializado.

Isso se torna um grande diferencial competitivo em relação aos bancos tradicionais, se adaptando ao que o cliente precisa.

Bancos e Fintechs: entenda as suas diferenças

Qual a diferença entre bancos e fintechs?

Ao longo dos anos, acumulamos tanto experiências positivas como negativas em relação aos bancos tradicionais e, em algum momento, as experiências negativas podem ter prejudicado o fluxo de caixa da sua empresa.

De fato, as diferenças entre os bancos tradicionais e as fintechs são significativas, tornando a escolha entre eles de grande impacto para o sucesso da organização.

Por exemplo, a agilidade e acessibilidade que os gerentes financeiros ganham ao optar por serviços oferecidos pelas fintechs.

Geralmente, esses serviços costumam ser 100% digitais, o que já elimina grande parte da burocracia de ter que ir até uma agência para resolver os problemas da empresa.

Além disso, é possível aprovar e negociar também no âmbito digital, tornando a vida do empreendedor ou gerente financeiro mais tranquila.

De fato, trocar a burocracia das agências bancárias por plataformas mais tecnológicas que são utilizadas com autonomia faz toda a diferença.

Contudo, com a tecnologia das fintechs, a experiência do cliente passa a melhorar, pois tem um atendimento que está sempre à disposição da empresa.

Para que fique mais claro o entendimento, abaixo trouxemos algumas das principais características das fintechs:

  • Rápidas;
  • Inovadoras;
  • Digitais;
  • Competitivas;
  • Personalizadas;
  • Desburocratizadas;
  • Acessíveis.

Assim como as fintechs, os grandes bancos também têm as suas características específicas, tornando grande a diferença entre eles:

  • Segurança;
  • Populares;
  • Burocráticos;
  • Lentos;
  • Tradicionais;
  • Presenciais;
  • Inflexíveis.

Outra diferença que se destacam entre ambas são as taxas e encargos. Os bancos tradicionais têm milhares de agências, caixas eletrônicos, entre outros processos que custam dinheiro e precisam ser incluídos de alguma maneira.

Em contrapartida, as fintechs não têm tantos encargos, de modo que as taxas acabam diminuindo e, em alguns casos, chegam a zero. Tudo isso de acordo com uma avaliação de perfil de cada empresa, se adaptando sempre ao que ela precisa.

Bancos e Fintechs: entenda as suas diferenças

Bancos e fintechs: Entenda as vantagens desse novo modelo de negócios

Com a tecnologia se tornando cada vez mais presente na vida das pessoas, os grandes bancos estão procurando se adaptar a todas as mudanças. Mas não é tão fácil reduzir a burocracia de um processo executado da mesma maneira há anos.

De fato, as fintechs se destacam em diversos aspectos como opções mais vantajosas para os empreendedores. Pensando nisso, destacamos alguns pontos para ilustrar melhor todas as vantagens de uma fintech em relação aos bancos tradicionais.

Fintechs inovam em tecnologia

A base de uma fintech é a tecnologia. Portanto, elas tendem a desenvolver os seus serviços já voltados à experiência e usabilidade do cliente.

Elas eliminam a necessidade de ter que ir até uma agência para resolver algum problema. Isso faz com que as demandas de resolução sejam mais rápidas.

Tudo isso pode ser resolvido de forma online, com um celular ou computador e de qualquer lugar.

Ou seja, é possível contratar um empréstimo sem ter que se deslocar até uma agência e conversar com um gerente, por exemplo.

Os processos dos bancos e fintechs são diferentes

Sem deixar de lado todos os critérios de segurança, as fintechs tendem a resolver os problemas de seus clientes com mais rapidez.

Dessa forma, é possível proporcionar uma experiência diferente de um grande banco, em que a demora para resolver problemas é muito mais usual.

O momento do cadastro até a aprovação e ativação de uma linha de crédito, por exemplo, pode levar apenas alguns minutos. Os bancos tradicionais costumam atribuir diversas etapas para uma aprovação como essa, tornando o processo ainda mais cansativo.

Propostas mais acessíveis

Muitas fintechs não cobram nada para que o usuário se cadastre como um parceiro e possa iniciar o processo para aquisição de crédito. Dessa forma, os canais de funcionamento e as plataformas estão à disposição do cliente a qualquer momento.

Atendimento personalizado

O meio de comunicação é o carro-chefe de qualquer fintech. Por serem empresas 100% digitais, elas acabam se tornando mais práticas e adaptadas aos canais de preferência de seus clientes.

Existe uma grande diferença entre os bancos e fintechs, ainda mais quando se trata de tecnologia.

Por mais que os bancos tradicionais busquem essa aproximação e até mesmo algumas mudanças em suas rotinas, as fintechs estão ganhando uma grande parcela do mercado.

Assim como a Cashforce, que é uma fintech que busca mais praticidade na hora de executar a antecipação de recebíveis.

Uma plataforma completamente intuitiva e menos burocrática que une comprador, fornecedor e financiador de maneira mais simples.

Nós contamos com dois tipos de modelos de negócio: o financiamento do pedido de compra e a venda de duplicatas. 

A venda de duplicatas, também conhecida como antecipação de recebíveis, é a maneira mais simples e com juros baixos de obter capital de giro.

Em relação a outros meios de obter capital, como empréstimos, a antecipação é mais barata por conta das taxas de juros menores.

O financiamento do pedido de compra, ou fomento à produção, é uma linha de crédito que o fornecedor pode solicitar para financiar a compra de matéria-prima.

Dessa forma, é possível dar continuidade à produção e fazer a entrega ao comprador.

Esses recursos são oferecidos por meio de um marketplace de crédito, onde existe uma série de fornecedores que podem fazer as devidas transações através da Cashforce. 

Por fim, buscar soluções mais rápidas com o auxílio da tecnologia é o propósito das fintechs brasileiras, assim como a Cashforce. A experiência do cliente é fundamental nos dias de hoje, para que ele fique satisfeito com o que é oferecido.

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