Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, mais de 27% das empresas fecham as portas em menos de um ano de atividade. Um dos principais motivos para isso é que as empresas não sabem como proteger o capital de giro.
Então entender o conceito de proteger o capital de giro é fundamental para que se tenha domínio da saúde financeira de uma empresa.
Não só entender, mas ter controle e usar esse recurso com disciplina são importantes para as suas finanças.
O capital de giro, o ativo circulante da empresa para arcar com despesas fixas e variáveis É importante pois mostra quanto a empresa pode se dispor para executar e sanar suas obrigações e contas.
Podendo ser usado de diversas formas dentro da empresa, desde que o uso seja de maneira correta. Por exemplo, uma empresa que vende a prazo, ela deve possuir capital de giro para custear seus clientes.
Ele também assegura o pagamento aos fornecedores, bem como pagamento de impostos, salários e demais custos operacionais.
Claro que com todo esse peso, o uso do capital de giro deve ter bastante planejamento.
É bastante comum usar o capital de giro para alguma despesa e não repor esse dinheiro depois. Por isso ter bastante disciplina é importante para que essa falta de recursos não ocorra.
Na Europa é comum o uso do financiamento da cadeia de suprimentos por grandes empresas. A Siemens, por exemplo, adotou o sistema de Supply Chain Finance há anos como um meio de fornecer assistência e mitigação de riscos ao seu universo de fornecedores, clientes e parceiros de canal.
Segundo o site Supply Chain Brain, a Siemens utiliza esse mecanismo para ampliar sua rede de fornecedores e agilizar seu funcionamento internacionalmente.
“Mais de 2.000 fornecedores nas Américas estão atualmente participando do programa (…). (O Supply Chain Finance) Permite que eles vendam seus recebíveis no mercado e recebam pagamento imediato das faturas, em troca de uma pequena taxa de financiamento.
Enquanto isso, a Siemens obtém as vantagens de condições de pagamento estendidas, permitindo manter o capital de giro por períodos mais longos.”
Na Índia, o Supply Chain Finance tem ajudado estabilizar a economia e para que empresas tenham capital de giro necessário para suas atividades.
Segundo o site Industry Global News, “o financiamento da cadeia de suprimentos digital (…) garante que a cobertura de crédito seja aprimorada, os custos diminuídos e os requisitos de garantias dos mutuários diminuam e a qualidade do crédito aumentada.
Isso ajudará a criar estratégias e manter as conexões da cadeia de suprimentos e resultará em novos clientes para os bancos também. Além disso, isso melhorará o impacto econômico (…), formalizará, aumentará a fiscalização, aumentará a receita pública e até diminuirá os impostos.”
As empresas da América ainda estão muito atrás das européias com o uso desse tipo de financiamento.
Porém já é possível ver iniciativas como a Cashforce, que utilizam desses meios para incentivar a continuidade dos negócios das empresas locais.
Muitas empresas continuam a limitar seu capital de giro a fornecedores, mas o cenário oferece espaço para soluções mais criativas.
Uma das ações que ajudam a diminuir os riscos com o uso do capital de giro é a antecipação de recebíveis. Contratar empresas que fazem este serviço, é garantia de dinheiro mais rápido, para não alterar a sua rotina administrativa.
Com o Supply Chain Finance da Cashforce, por exemplo, você diminui a quantidade de dinheiro usado na manutenção de estoque.
Uma Fintech, nesse caso, ajuda a evitar que sua empresa atue com capital de giro baixo. Não deixando que o risco financeiro seja maior e preparando o negócio para eventuais instabilidades do mercado.
Para fornecedores, contar com uma plataforma de Supply Chain Finance é ter acesso para o capital de giro com ganhos otimizados, diminuindo riscos e custos.
Tenha acesso ao capital para produzir com taxas mais justas e desfrute dos benefícios do Just in Time Finance, a relação em que todos ganham.
Para saber mais, clique aqui e conheça a CashForce. Uma empresa onde a força do Supply Chain é o que nos move para alavancar seu negócio.