Inovação

O que é SaaS e como ele pode melhorar a cadeia de suprimentos

Por Cashforce • 14 de dezembro de 2020

Para muitos a principal função da tecnologia é promover melhorias, sejam elas no bem-estar, na acessibilidade das pessoas ou na produtividade das empresas. Seguindo essa linha de raciocínio, algo que vem chamando a atenção das empresas é o SaaS.

Como empreendedor ou gerente financeiro de uma organização, provavelmente já deve ter ouvido falar, ou até mesmo, já utiliza essa tecnologia em sua empresa.

Mas o que é o Saas e como ele funciona é o que vamos explicar neste conteúdo.

A Cashforce ajuda a entender melhor essa tecnologia, para que seja aplicada de forma correta na organização. De fato, isso proporciona diversas melhorias e ajuda também a entender melhor o Supply Chain Finance.

O que é SaaS?

Antigamente, uma das maiores queixas entre as empresas eram a quantidade de softwares que deveriam obter para executar diferentes funções dentro dos departamentos.

Um software para controlar o estoque, um para impressão de nota fiscal, outro para emissão das notas e por aí vai.

Essas aquisições incluíam a compra desses diferentes softwares, licenças, um computador para recebê-lo e um servidor para interligar diversos usuários dentro da empresa.

Além disso, as enormes taxas de manutenção e atualização acabam se tornando um grande problema.

O objetivo é que a empresa não precise fazer o download e comprar a licença para utilizar.

O Saas (Software as a Service) é um programa online que pode ser acesso a qualquer momento, basta ter acesso a internet.

Para entender onde esses programas ficam na internet, só é possível através do armazenamento em nuvem. Essa é uma tecnologia que disponibiliza um espaço para armazenamento de dados na rede virtual.

O que são as empresas de SaaS?

Essas são as empresas que comercializam esses softwares de serviços. Elas são responsáveis por todas as atualizações, manter toda a estrutura online e deixar disponível aos clientes que desejam acessá-los.

Além disso, essas empresas também ficam responsáveis por manter toda a segurança nos dados, garantindo a confiabilidade das soluções.

Quando uma empresa se disponibiliza a criar um software de serviço, ela precisa estar bastante atenta na questão de segurança.

Portanto, este processo é feito de maneira eficiente, monitorando o uso dos dados, gerenciando os privilégios de acesso e assegurando que os funcionários autorizados possam ver a mesma informação simultaneamente.

O que é SaaS e como ele pode melhorar a cadeia de suprimentos

Benefícios do SaaS

Saber como funciona o SaaS para implementar essa tecnologia no seu negócio vai estabelecer um diferencial e tanto. As empresas que hospedam seus serviços em nuvem, faz com que o grau de eficiência relacionadas ao processo seja maior.

Para entender melhor o uso do SaaS no dia a dia, abaixo listamos alguns dos seus benefícios:

Acesso rápido a novas funções por meio de atualizações

Em grande parte das empresas, as atualizações dos softwares é um processo bastante burocrático e que pode demorar meses.

Gestores de TI passam por rotinas de criação de uma nova estratégia de migração, homologação de sistema e ainda os problemas de incompatibilidade.

Assim a empresa pode liberar o uso das atualizações em um prazo menor, tornando o fluxo de trabalho mais ágil e seguro.

Gastos com licenciamentos e softwares mais eficazes

Os custos com licenciamento de software, em alguns casos, estão entre os principais fatores para o peso do setor de TI no orçamento geral da organização.

Portanto, reduzir esse gasto, ou torná-lo mais preciso, é um objetivo que faz parte do dia a dia dos gestores.

Com o SaaS, a empresa paga apenas pela quantidade de licenças ativas. De fato, isso elimina de maneira drástica os gastos com as licenças de software que não estão em uso.

A empresa pode se preparar com antecedência em casos de projetos grandes ou mudanças estruturais.

Maior performance

A execução de softwares corporativos nem sempre é feita nos melhores computadores. Portanto, pensando em um cenário como esse, é crucial ter uma ferramenta de alta performance que rode perfeitamente em diversos sistemas.

Isso influencia diretamente em todos os índices de produtividade e outros processos dentro da empresa. Por exemplo, um sistema que pode travar em computadores um pouco mais antigos, pode prejudicar a empresa de diversas maneiras.

Como as ferramentas são executadas diretamente no navegador, o consumo de memória e a capacidade no processamento é menor. Consequentemente, a empresa tem acesso a uma ferramenta com boa performance em qualquer tipo de computador, celular ou tablet.

Com o Saas é mais rápido de eliminar falhas

Ao longo dos anos, hackers criaram ferramentas cada vez mais avançadas para roubar e capturar dados e informações privadas. Muitas vezes, esse tipo de coisa acontece pois eles exploram alguma falha na segurança não descobertas pela empresa desenvolvedora.

Pensando nisso, o gestor de TI deve estabelecer uma política de segurança rigorosa e abrangente. Garantindo mais proteção ao usuário de qualquer dispositivo.

O uso do SaaS no ambiente corporativo, elimina os problemas de segurança com precisão e agilidade. Ou seja, a empresa passa a contar com um suporte ágil e um sistema de rastreamento de vulnerabilidade mais eficiente.

Como o SaaS melhora a cadeia de suprimentos?

De fato, o gerenciamento da cadeia de suprimentos se trata de coordenar o fluxo de mercadorias, dados e finanças relacionadas a um produto ou serviço. Desde a aquisição de matéria prima até a entrega do produto ao destino final.

Embora muitas pessoas igualam a cadeia de suprimentos a logística, a logística na verdade é apenas um braço que compõe a cadeia de suprimentos.

Os sistemas atuais de SCM (gerenciamento de cadeia de suprimentos) digital incluem o manuseio e software para todas as partes envolvidas no processo.

Ou seja, parte de criação de produto, atendimento de pedidos, rastreamento de informações como fornecedores, atacadistas, fabricantes, fornecedores de transporte, varejistas, logísticas e etc, estão em um único sistema.

O que é SaaS e como ele pode melhorar a cadeia de suprimentos

Com os parâmetros naturais, a nuvem é um grande aliado do SCM. Pois os aplicativos armazenados nelas são mais flexíveis e se adequam melhor as mudanças.

As soluções em nuvem também são arquitetadas de maneira inerente para fazer melhor uso das tecnologias.

A implementação do Saas dentro da organização

Em resumo, com o SaaS implementado na empresa, é possível que diversas áreas se interligam para saber como andam a produção ou entrega. Ou seja, com as informações em um sistema de nuvem, pode garantir que a pessoa acesse de qualquer dispositivo e em qualquer lugar.

A cadeia de suprimentos do futuro é voltada para a capacidade de resposta e a experiência do cliente.

Cada parte desta rede deve estar sintonizado e flexível às necessidades do consumidor.

Assim como a Cashforce, que usa o Supply Chain Finance para alavancar os seus negócios, somos especializados em organizar o ecossistema e sintetizando os processos.

Contar com uma organização como a Cashforce para o crescimento da sua empresa, é ter um grande aliado. Clique aqui e entenda tudo sobre o nosso sistema e como podemos te ajudar nesse crescimento.


assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades do Supply Chain Finance

Posts relacionados