Finanças

A complexidade da gestão de fornecedores em supermercados

Por Blog da Cashforce • 10 de maio de 2023

A gestão de fornecedores é uma tarefa essencial para qualquer empresa, mas quando se trata de supermercados, essa complexidade se intensifica devido à grande variedade de produtos e fornecedores envolvidos.

Um dos fatores que envolvem a complexidade da gestão de fornecedores em supermercados é que o segmento requer habilidade para equilibrar as oscilações dos preços e estoques, transformando desafios em oportunidades.

Além disso, os supermercados precisam lidar com questões de armazenamento e distribuição, o que torna a gestão de fornecedores ainda mais desafiadora.

Neste artigo, exploraremos a complexidade da gestão de fornecedores em supermercados e detalharemos as estratégias que podem ser adotadas para simplificar esse processo, bem como garantir que os produtos estejam sempre disponíveis nas prateleiras. Acompanhe!

  • Quais os principais desafios na gestão de fornecedores em supermercados?
  • Estratégias eficazes para otimizar a gestão de fornecedores em supermercados
  • Tendências atuais na gestão de fornecedores em supermercados

Quais os principais desafios na gestão de fornecedores em supermercados?

A gestão de fornecedores é uma das atividades mais importantes para o sucesso de um supermercado.

Ela envolve não apenas a escolha de fornecedores confiáveis e a negociação de preços vantajosos mas também a garantia de que as mercadorias serão entregues no prazo, de acordo com os padrões de qualidade e segurança exigidos.

No entanto, a gestão de fornecedores em supermercados também apresenta alguns desafios que podem tornar o processo mais complexo e difícil de lidar.

Abaixo estão os principais desafios enfrentados por supermercados na gestão de fornecedores:

  • Interrupções na cadeia de suprimento;
  • Atrasos contínuos nos fretes;
  • Mudanças no mercado de trabalho;
  • Escassez de produtos por conta de questões geopolíticas que afetam o mercado internacional.

Enquanto isso, as demandas por produtos crescem a cada dia. Segundo o levantamento da Mastercard SpendingPulse, só no primeiro semestre de 2022 nos supermercados dos EUA, por exemplo, a busca por produtos nas prateleiras dos supermercados foi de 10,8%.

O resultado disso é a projeção de um verdadeiro pesadelo para os gestores de supermercados e clientes, já que um medo real nesse segmento é ter que lidar com mais espaços vazios nas prateleiras que afetem as vendas.

Um exemplo é que, segundo o relatório The Food Industry Association’s 2022 US Grocery Shopper Trends, 45% dos consumidores americanos disseram que estão preocupados com itens fora de estoque, já que percebem que muitos de seus produtos favoritos sofrem com a falta de disponibilidade.

Por sua vez, os fornecedores também enfrentam seus próprios desafios, que incluem desde impactos climáticos a questões geopolíticas, como a Guerra na Ucrânia, que pressiona o fornecimento de trigo, fertilizantes e outros insumos dos quais os produtores dependem.

Outro parceiro importante dos varejistas que também vem passando por desafios é a indústria de embalagens.

O fornecimento de embalagens foi prejudicado pelo aumento do comércio eletrônico durante a pandemia, clima adverso e a crescente necessidade de mudança para o uso de materiais sustentáveis ​​nas embalagens.

Juntos, esses desafios criaram um novo ambiente para a gestão de fornecedores de supermercados. Esses varejistas vêm buscando diferentes maneiras para lidar com imprevistos, especialmente em relação a custos.

Isso porque, mesmo diante de todas essas complexidades, uma boa estratégia de gestão e o uso de ferramentas tecnológicas adequadas podem transformar desafios em oportunidades. Para saber como, continue a leitura.

Estratégias eficazes para otimizar a gestão de fornecedores em supermercados

Como você pode conferir no tópico anterior, juntos os desafios criaram um novo ambiente para a gestão de fornecedores de supermercados.

Os varejistas vêm buscando diferentes maneiras para lidar com imprevistos, especialmente em relação aos custos e à manutenção do fluxo de caixa.

Abaixo, você vai conferir algumas das principais estratégias que podem ser adotadas para otimizar a gestão de fornecedores em supermercados.

1. Utilize tecnologia para a gestão de fornecedores

Utilizar um software especializado pode ajudar a gerenciar melhor o processo de aquisição de produtos, desde a cotação até a entrega.

Além disso, esses softwares também permitem monitorar o desempenho dos fornecedores e avaliar a qualidade dos produtos.

2. Defina contratos claros e específicos

Certifique-se de ter acordos por escrito que definam claramente as condições de entrega, preços e outros termos relacionados aos produtos adquiridos. Isso pode ajudar a evitar mal-entendidos e problemas futuros com os fornecedores.

3. Estabeleça um canal aberto de comunicação

É importante ter um canal aberto de comunicação com os fornecedores para poder resolver rapidamente qualquer problema que surja.

Outro ponto é, além de manter o contato regular, estabelecer um protocolo para notificar imediatamente quaisquer problemas que ocorram e ter um plano de ação.

4. Acompanhe e metrifique o desempenho dos fornecedores

Faça o acompanhamento regular do desempenho dos fornecedores, avaliando aspectos como:

  • Pontualidade na entrega;
  • Qualidade dos produtos;
  • Conformidade com os termos do contrato.

Dessa forma, será possível identificar problemas precocemente e fazer ajustes para melhorar a eficiência da cadeia de fornecedores para o supermercado.

Tendências para a gestão de fornecedores em supermercados

A gestão eficaz de fornecedores é fundamental para o sucesso de supermercados. Com o aumento da concorrência e o constante desenvolvimento de tecnologias avançadas, é necessário que os gestores estejam atualizados sobre as tendências.

Essas tendências podem ajudar a garantir a qualidade dos produtos, reduzir custos e melhorar a eficiência do gerenciamento de estoque.

Por isso, listamos algumas das principais tendências na gestão de fornecedores em supermercados que estão surgindo no mercado. Veja:

A hora do just in case

As tendências entre os gestores dos supermercados do mundo apontam para a mudança de um sistema just in time e a criação de estoque just in case.

Isso porque os varejistas querem mais eficiência e apostam na diminuição da sua variedade de produtos, eliminando SKUs – que é a unidade referente à manutenção de estoque- improdutivo, a fim de concentrar seus recursos na produção e estocagem de seus produtos mais vendidos.

Diversificação no lugar do volume

Eles também procuraram diversificar suas cadeias de fornecedores, adquirindo produtos e matérias-primas de vários fornecedores para incorporar mais redundância e proteção contra interrupções.

Embora aumentar os níveis de estoque possa ser uma cobertura viável contra a escassez de produtos de prateleira estável, não é uma solução para itens perecíveis, como os oferecidos em padarias e departamentos de produtos hortifrutigranjeiros.

Planejamento baseado em dados

Uma das tendências emergentes na gestão de fornecedores em supermercados é o planejamento baseado em dados. Ele envolve a coleta e análise de dados relevantes para orientar as decisões. Isso pode ajudar os supermercados a entender melhor a demanda por produtos e a prever as necessidades futuras de estoque.

Por exemplo, a análise de dados pode ser usada para identificar quais produtos estão vendendo melhor, o que ajuda a decidir quais fornecedores devem ser priorizados.

Aprimorar a gestão de fornecedores em supermercados consegue ser um grande desafio, mas existem soluções disponíveis no mercado que podem ajudar.

Uma delas é a Cashforce, a plataforma de supply chain finance que permite a otimização de operações para as diferentes pontas da cadeia de fornecedores.

Com a Cashforce, os gestores de supermercados podem acessar soluções, como:

  • Integração com ERP adotado pela empresa;
  • Portal de posição financeira;
  • Controle das entregas;
  • Gestão para emissão de cobranças;
  • Atualização cadastral de cedentes;
  • Marketplace para que o fornecedor antecipe seus recebíveis.

Não espere mais! Conte com as soluções da Cashforce e aprimore sua gestão de fornecedores.


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