Com a chegada da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19), as empresas passaram a ver a transformação digital como uma necessidade em seu negócio.
Saiba o que é este processo e como ele precisa estar inserido na cultura da sua organização
Com a pandemia da covid-19, os hábitos de consumo mudaram totalmente, do físico para o digital. Ou seja, com mais compras em sites e mais acesso às informações sobre empresas, produtos e serviços.
Assim como o hábito de consumo foi alterado, o de comunicação também passou por mudanças. Com o isolamento como forma de conter o vírus, os colaboradores tiveram que se adaptar a novas rotinas.
O sistema de home office passou a ser incorporado no dia a dia de muitas empresas no início da pandemia da covid-19. Escritórios e profissionais que podem trabalhar de forma remota, desde que possuam acesso à internet e às ferramentas de trabalho.
Neste novo modelo e com a necessidade de manter o contato diário da equipe, soluções colaborativas tornaram-se populares.
De fato, tornou-se uma facilidade imensa, pelo maior número de pessoas em uma única chamada, por exemplo.
Uma delas é o Zoom, criada em 2013 como uma plataforma digital para videoconferências. Com a quarentena, ela também passou a ser uma alternativa de uso, registrando crescimento significativo em sua adoção.
Essas práticas mostram que há um novo pensamento sobre os sistemas atuais de relacionamento e trabalho e que uma solução mais independente, virtual e dinâmica pode ser o novo “normal” para muitas pessoas não somente hoje, mas também após o término da pandemia.
E para acompanhar esse movimento, a transformação digital tornou-se uma necessidade.
Tanto para aquelas organizações que já planejavam passar por essa experiência como para aqueles que não a imaginavam, mas foram forçados a conhecê-la e a implantá-la.
Mas a transformação digital não é uma coisa só. São vários processos interligados que modificam toda nossa forma de comunicação, interação e consumo e está presente em tudo que fazemos.
São processos tecnológicos que visam resultados mais satisfatórios, facilitando a vida do usuário e deixando as empresas e serviços mais próximos de seus clientes.
No varejo isso não é diferente. De fato, é preciso estar atento à essas mudanças pode fazer o seu negócio e preparar para as novas possibilidades que essa transformação permitirá.
Portanto, para te ajudar nesse começo, listamos algumas dicas para o seu negócio usufruir da transformação digital da melhor forma:
É preciso ter uma presença online, você já sabe. O ponto é que agora o cliente quer sentir que todos os seus canais conversam e convertem de forma única, com o intuito dele ter a melhor experiência seja comprando online ou na loja física.
Omnichannel é uma palavra nova no mercado, mas já está bastante em voga por conta de sua definição.
Esse é um programa onde a empresa precisa ter diversos canais de contato com o cliente. Além disso, é preciso atender da mesma forma em todos os canais, mantendo um padrão de atendimento.
Seja ele comprando via e-commerce ou no PDV, a experiência precisa ser a mesma.
O desafio é integrar os sistemas daquele comércio para que não faltem recursos em nenhum desses canais. O cliente quer comprar no celular mas retirar na loja física? Isso tem que ser possível.
A loja física pode ser hoje uma espécie de showroom dos produtos que apresenta no varejo online, possibilitando diversos tipos de interação do cliente.
Além disso, permite também que ele possa escolher onde e como comprar, com serviços locais de compra online (totens, ajuda de vendedores com tablets, postos de acesso à internet e etc).
Ter uma boa experiência traz boas chances dele voltar a consumir em uma loja.
O cliente precisa estar no centro da jornada (customer experience) e isso não quer dizer que necessariamente seu caminho precisa ser cheio de features e processos. Mas que essa jornada não seja difícil e que não o atrapalhe ao consumir algo.
O live marketing ou marketing de experiência é um conjunto de ações que promovem a interação entre marca e público. Essas ações proporcionam diálogo, fazem o cliente se sentir parte da ação da marca e incentivam o engajamento.
Com a inteligência artificial e a realidade virtual, as possibilidades para o live marketing só aumentaram.
A aposta na tecnologia para interagir com seu público ao vivo é uma das tendências da transformação digital e pode ser aplicada em vários canais do seu negócio.
Conheça alguns casos de live marketing e se inspire.
A transformação digital também é uma transformação da cultura da empresa. É preciso estar atento às novas formas de operação, tanto com seus funcionários quanto com seus clientes.
Muitas empresas tiveram que se adaptar durante a pandemia da covid-19. Mas é possível levar essa transformação para frente, não apenas durante um período curto.
As empresas têm que ser mais ágeis, leves, descomplicadas e criarem áreas de inovação. Esse tipo de mentalidade tem que operar em todos os âmbitos do negócio, ampliando o crescimento.
É importante ter em mente que a transformação digital começa na vida particular das pessoas, com o uso de smartphones, compras online, bancos virtuais e etc.
Então trazer isso para o core da sua empresa nada mais é do que atualizar também o seu negócio.
As fintechs são empresas financeiras que tem seu foco totalmente digital e são totalmente voltadas para a experiência do usuário.
Uma fintech pode ajudar a sua empresa nos trâmites financeiros, ampliando o potencial de crescimento e de crédito, integrando processos e modalidades de pagamento e agilizando processos burocráticos.
A Plataforma de Supply Chain Finance da Cashforce, por exemplo, alinha o fluxo da cadeia de suprimentos e cria um sistema de financiamento mais sustentável e fluído.
Porque eles vão ser a base para todas as suas ações futuras. Os dados vão guiar desde seus próximos passos no marketing de seus produtos até na parte financeira.
O desafio é conciliar a transformação digital com as entregas que a empresa tem no dia a dia.
É preciso fluir com a velocidade com que as transformações estão acontecendo e se adaptar aos novos conceitos e tipos de se fazer comércio.
Usar as novas plataformas e possibilidades da transformação digital é um passo para que o varejista fique mais próximo de seus clientes.