Finanças

Saiba como o conceito de finanças pode ser aplicado, com sucesso, à cadeia de suprimentos

Por Blog da Cashforce • 18 de janeiro de 2022

Um dos principais desafios hoje da cadeia de suprimentos é a gestão. Líderes de empresas têm dificuldade para equacionar os problemas que são decorrentes da operação normal e que têm impacto direto sobre os resultados financeiros do negócio. 

O bom gerenciamento, usando os recursos certos, como o Just in Time Finance, fazem a diferença. Vejamos como essa ferramenta, desenvolvida pela Cashforce, pode otimizar o fluxo financeiro na cadeia de suprimentos. 

De forma muito prática, a ideia do Just in Time Finance é encurtar a distância entre quem precisa e as linhas de financiamento mais eficientes para a produção no tempo certo.

Na cadeia de suprimentos toda a operação é baseada em uma relação de compra e venda. Dessa forma, o principal entrave costuma ser o prazo de pagamento estendido. 

Nem sempre o fornecedor tem capital suficiente para investir na aquisição de matéria-prima para dar conta da produção. Então, podem ocorrer atrasos, ruptura de fornecimento e até mesmo a entrega de produtos com qualidade inferior. 

No Just in Time Finance, o financiamento pode ser solicitado no momento do pedido de compra ou mesmo quando o processo de produção tem início. Quem define quando e como deseja o crédito é o fornecedor, sem levar qualquer tipo de risco ao comprador.

No ecossistema Cashforce, todos os envolvidos na operação — financiadores, compradores, fornecedores — estão interconectados em uma relação equilibrada, que proporciona ganhos para todos os envolvidos.

Todos eles têm acesso a informações detalhadas sobre a capacidade de entrega do fornecedor, sobre o produto e seu ciclo na cadeia logística. Assim, a operação fica mais eficiente e transparente. 

Com o Just in Time Finance, o pedido de financiamento pode ser feito em qualquer momento, e a análise de crédito conta com outros parâmetros como a capacidade produtiva, eficiência das entregas e nível de relacionamento fornecedor x comprador, tirando assim o peso que os bureaus de crédito colocam nas costas dos fornecedores. 

Ou seja: toda a operação financeira fica mais transparente e direta, sem burocracia e outros entraves que emperram o bom fluxo. Afinal, sabemos como a taxa de custo de capital pode ser um impulsionador da cadeia, gerando valor para todos. 

Leve seus negócios mais longe com o Just In Time Finance, a evolução do Supply Chain Finance.

Fale com a Cashforce e veja como podemos ajudar.


assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades do Supply Chain Finance

Posts relacionados

Transforme seu negócio hoje!

Fale conosco sobre como podemos ajudá-lo a dar um passo a frente do seu mercado através do Supply Chain Finance.

*Obrigatório.

Agradecemos seu contato

Agradecemos seu contato.

Em breve retornaremos por e-mail.