Durante muitos anos, o conceito do Just in Time deu o timing da produção na cadeia de suprimentos e em outras áreas de negócios. Criado no Japão, em meados da década de 1970, significa, na tradução literal, “no tempo certo”. Seu objetivo é reorganizar o sistema de produção, evitando desperdício de tempo e de recursos.
Mais recentemente, o Just in Time Finance começou a se destacar por representar o futuro do segmento de Supply Chain Finance. Criado pela Cashforce para o mercado financeiro, o conceito representa a forma mais eficiente, rápida e segura de oferecer acesso ao financiamento para a produção no momento em que é necessário e não quando o mercado determina que é importante.
Além disso, o Just in Time Finance encurta os prazos e os juros para o fornecedor. Funciona assim: na cadeia de suprimentos é normal o fornecedor receber o pagamento por um pedido em um prazo que varia de 30 a 180 dias. Isso é um problema para fornecedores menores, especialmente quando não têm recursos para assumir a compra de materiais para levar adiante um pedido, por exemplo.
Invariavelmente, ele recorre ao mercado para buscar crédito e, assim, seguir com a produção. Caso não consiga, o risco é ter atraso na entrega da mercadoria, quebra do fornecimento e até entrega de uma mercadoria com qualidade inferior, o que compromete o comprador.
Ao recorrer ao mercado tradicional de crédito, o fornecedor está sujeito às regras e à burocracia na hora de pedir a antecipação do recebimento da nota fiscal, que só acontece quando há a programação de pagamento no departamento de contas a pagar do comprador.
Na plataforma Cashforce, no entanto, o fornecedor é quem define quando deseja tomar o crédito e em que fase da produção. Além disso, pode escolher entre multifinanciadores que oferecem taxas mais competitivas, menos burocracia e mais agilidade.
Isso é Just in Time na prática: o financiamento justo, na hora certa e com as taxas adequadas, que oferece a possibilidade de solicitar financiamento a partir do momento em que o pedido é feito e seu ciclo de produção é iniciado.
O Just in Time Finance é o futuro das operações da cadeia de suprimentos e foi desenvolvido pela Cashforce. Uma das suas principais vantagens é fazer a conexão entre financiadores, fornecedores e compradores, os três elos da cadeia de suprimentos. E, como todos os envolvidos na cadeia de produção sabem, conseguir acesso a linhas de crédito diferenciadas empodera o fornecedor para comprar matéria-prima à vista e com desconto.
Esse desconto vai cobrir o custo do financiamento da operação, do pedido ao prazo de pagamento. Nesse ciclo virtuoso, os compradores ganham em agilidade, assertividade e controle sobre os volumes e prazos de entrega dos fornecedores. E o financiador ganha ao ter o risco de inadimplência reduzido, pois a nota fiscal emitida é a garantia do recebimento. Portanto, todos ganham com o Just in Time Finance.
O que você está esperando para fazer parte do futuro da cadeia de suprimentos? Fale agora com a Cashforce.